13.9.07

Japas cafeinados


J-pop e j-rock são gêneros meio restritos a um gueto no Brasil: o dos fanáticos por cultura japonesa (não necessariamente japoneses), leitores vorazes de mangá e nerds que se vestem como seus personagens preferidos (cosplayers).

Eu não dava muita atenção a bandas vindas de lá até ouvir com um pouco mais de cuidado o disco Now Is the Time! (2006), dos Polysics, uma espécie de Devo japonês animado por Red Bull depois de um choque elétrico.

Há tantas mudanças de andamento em cada música, e tantos barulhinhos, guitarras, sintetizadores e vocais incompreensíveis (em japonês, inglês e em uma língua espacial própria da banda), que a experiência de ouvir o álbum pode se tornar um pouco incômoda em dias propensos a enxaquecas. Eu mesmo ouvi a coisa toda aos poucos, em doses cuidadosamente planejadas para não sofrer uma overdose de informações sonoras.

Baixei só um disco. Vou demorar para baixar outro (há mais 6). Mas vou. Não resisto a nada que pegue a música pop, jogue-a na parede, pise em cima, torça-a, vire-a do avesso e tinja o que sobrou com cores berrantes. O clipe de I My Me Mine dá idéia da diversão caótica da coisa toda:



Ouça! Catch on Everywhere, Baby Bias e Electric Surfin Go Go no MySpace.

Um comentário:

Tiago Superoito disse...

Esse clipe é muito bom. Vou correr atrás do disco, não conhecia.