8.9.07

Lógica da mentira



Há quem diga que o novo álbum do Liars, a começar pelo título (Liars, ***), representaria o momento mais simples e acessível desse trio de cientistas malucos nascidos na Austrália, criados na selva de Nova York.

Discordo. Na verdade, acho até o contrário disso: enquanto os anteriores carregavam conceitos cristalinos (nem por isso fáceis, mas pelo menos explícitos), este cubo-mágico aqui nos dribla quando tentamos decifrá-lo.

É um enigma.

Já que, ao contrário de They Threw Us All In A Trench And Stuck A Monument On Top (o álbum de dance-punk, de 2001), They Were Wrong, So We Drowned (o álbum niilista, de 2004) e Drum's Not Dead (o álbum experimental e percussivo, de 2006), Liars é... ahn... O que é Liars?

Primeiro, ao rótulo mais preguiçoso: este seria, para quem quer terminar logo com esse assunto, uma espécie de síntese para a estética anárquica grupo. Um álbum composto por pedacinhos dos trabalhos anteriores. Até certo ponto, é isso mesmo. Plaster clouds of everything, que abre o disco, vampiriza o revival de art rock do início da década. Já Leather prowler, que vem mais adiante, sabota o projeto com bat-macumba made in Berlim.

Só que, para azar de quem trancou-se nesse raciocínio, o álbum oferece muito mais. Como compartimentar os ritmos dancantes de Houseclouds? E a doçura de Protection, que chega a lembrar Flaming Lips? E o que dizer da psicodelia enérgica de Freak out, reverência direta a Frank Zappa? Onde tudo isso se encaixa?

Liars confunde. E confunde por parecer um álbum de singles imaginários - cada faixa aponta para uma direção - criado por uma banda absolutamente cerebral, que compõe com um nível de distanciamento quase matemático.

Daí a estranheza toda. Cada vez mais fica patente que o Liars expande um sério trabalho de pesquisa ritmica (o jogo percussivo retorna aqui, ainda mais complexo) enquanto brinca até despretensiosamente com estilos, melodias, com a expectativa de quem acredita conhecê-los.

Ainda não os conhecemos. Eles nos enganam. Eles mentem com a cara lavada. Tão próximo e tão distante do nosso coração, Liars é um álbum verdadeiramente esquizofrênico. Talvez o conceito seja esse. Ou talvez, em busca de outra resposta satisfatória, tenhamos que quebrar nossas cabeças mais uma vez.

O álbum Liars foi lançado pela Mute.

Ouça! Plaster clouds of everything e Freak out, no MySpace.

Nenhum comentário: